É bem provável que esta peça terá pertencido a algum dos navios da Companhia Nacional de Navegação, e ter chegado tão bem preservada até aos dias é de facto louvável.
Como se poderá ver nas fotos em anexo, esta loiça foi fabricada pela a Candal para a CNN. Porém temos também a marca da Casa José Alexandre o que dá azo a certas confusões. Graças ao meu amigo Luis Lages, (homem que está como peixe na água nestas questões) fiquei a perceber que a Casa José Alexandre servia de intermediária neste processo. Ou seja, a CNN fazia a encomenda à Casa já citada que por sua vez a fazia à Candal.
Já agora peço ajuda a quem conheça bem os carimbos da Candal me consiga datar esta peça.
Já agora peço ajuda a quem conheça bem os carimbos da Candal me consiga datar esta peça.
Não é facto novo, pois em Novembro de 2008 publiquei um cinzeiro do Hospital da CUF também ele com o carimbo da Casa José Alexandre e outro da Vista Alegre.
Quanto à Candal quem quiser saber mais sobre esta histórica e importante marca já desaparecida, pode consultar o site Candalpark.
Relativamente à história da Casa José Alexandre, recomendo vivamente a consulta do artigo existente no blog Restos de Colecção sobre o assunto. Possui importantes dados historicos e fotograficos sobre essa prestigiada Casa que muito sofreu com o incêndio do Chiado ocorrido em 1988.
Sem comentários:
Enviar um comentário