domingo, 9 de dezembro de 2007

o Auxilio Prestado ao Desporto Barreirense

Como se sabe a obra social da CUF era muito abrangente e feita em vários campos. Também na área do Desporto esta empresa deu um grande contributo não só para a expansão para a prática do desporto no Barreiro auxiliando também os seus clubes desportivos.


Aquando da construção da nova Sede do Futebol Clube Barreirense, uma obra de elevados custos, e que se ergueu devido á boa vontade dos seus sócios e simpatizantes, a CUF foi uma das empresas que se dispôs a ajudar. Ofereceu madeiras exóticas, tão necessária à construção das portas e do mobiliário, autorizando ainda que os trabalhos de carpintaria fossem realizados nas oficinas das Fábricas do Barreiro, depois das horas de trabalho pelos simpatizantes do Barreirense.




Quando o Luso Futebol Clube decide construir o seu Ginásio (o assentamento da primeira pedra foi feito a 11 de Abril de 1948) irá também dispor de ajuda da CUF. Em 1956 pela mão do Dr. Jorge de Mello (então ainda Administrador-Delegado da CUF), o Luso recebe um empréstimo sem juros nem prazo de reembolso de 120 contos do Grupo Desportivo da CUF para saldar a sua dívida à Caixa Geral de Depósitos. A CUF cede ainda meios de transporte e materiais, assim como empresta máquinas para a serragem das madeiras e outras para trabalhos metálicos. O Ginásio do Luso foi solenemente inaugurado em 1959.

Convém referir que à época todos estes clubes, para além de permitirem a prática desportiva (Futebol, Ginástica, Basquetebol,Campismo, etc) ás gentes do Barreiro, funcionavam ainda como espaços de encontro e de cultura, veja-se que todas as sedes destes clubes dispunham de Bibliotecas, bem como de salões de jogos.

Fonte:

- Armando da Silva Pais, "O Barreiro Contemporâneo" Vol. II

2 comentários:

Raquel Sabino Pereira disse...

Parabéns!!!
Este blogue (que o David me acaba de dar a conhecer) está -E-S-P-E-C-T-A-C-U-L-A-R!!!!

Anónimo disse...

bons tempos !!!!!!!!!! nao podera haver futebol sem industria a prova foi os anos 60 e 70, que lisboa foi a capital da industria , tudo se deve a cuf ,nos tempos de hoje temos um pais so de leis que ninguem pode trabalhar ,mas sim de brucrasias para os politicos ganharem dinheiro ,muito obrigado e desculpem as maiores