sábado, 12 de janeiro de 2008

O Símbolo da CUF


Não se sabe ao certo quando surgiu o tão famoso símbolo da Roda Dentada que foi sem dúvida a principal imagem de marca da CUF.
Contudo aponto o aparecimento do famoso icone por volta dos anos de 1912/13, altura em que na folha "A agricultura" editada pela própria Companhia, surge pela primeira vez o logótipo da Roda Dentada. Bom vocês perguntarão e com muita razão: “E então de 1865 aos anos 10 qual era o símbolo?”. É uma matéria que ainda está por estudar, contudo e mais uma vez devido a publicações que possuo, durante esse período, certamente um dos símbolos usados seria o da Fábrica Sol.


A simbologia da roda dentada no final do séc. XIX inícios de XX estava implicitamente ligada ao fomento e dinâmica industrial. Símbolo que acompanhará gerações de portugueses, numa vasta gama de produtos, das rações, aos adubos, passando pelos sabões ou azeites, a roda dentada estava sempre presente. Facto curioso a palavra LISBOA foi imposta á CUF para não haver confusões com a então CUFP - Companhia União Fabril Portuense, uma empresa de cervejas hoje inserida na UNICER.


Os anos passaram e chega-se a 1973, e a CUF então liderada por Jorge de Mello decide alterar o seu símbolo. Procurando uma nova imagem rumo ao futuro, assente nos novos conceitos de indústria, progresso, modernidade e universalidade. A Roda Dentada transformou-se em seis elementos com a forma de um C (a 1ª letra da sigla CUF) sobre um fundo azul, homenageando as primeiras empresas associadas do Grupo: a própria CUF, a Sociedade Geral, a Tabaqueira, a Sociedade António Gouveia, a Companhia de Seguros Império e a Empresa do Cobre de Angola, todas elas fundadas por Alfredo da Silva, exceptuando a ultima. Foi um símbolo efémero, poucas são as pessoas que se lembram dele, durou muito pouco tempo (de 1973 a 1976) contudo este símbolo iria estender-se á FISIPE, á COMFABRIL e ao Hospital da CUF.

Legenda:
  1. Símbolo da Fábrica Sol
  2. Símbolo da CUF
  3. Simbolo da CUF ( a partir de 1973)

3 comentários:

Calafate disse...

Gostava de obter o Logotipo da Parry & son. Sabe onde o posso obter? Obrigado

Ricardo Ferreira disse...

Caro Calafate deixe-me o seu email que eu arranjo-lhe o logotipo da Parry & Son.

atentamente
Ricardo Ferreira

Calafate disse...

Obrigado pela resposta. O e-mail da empresa é replicafiel@gmail.com.
Gostava de desenhar o simbolo da Parry & son no portão da oficina de carpintaria que está no Estaleiro em Caçilhas. Num momento em que os estaleiros fecham, quem sabe este volte a laborar.Obrigado