quarta-feira, 30 de abril de 2008

O Banco Totta Standard de Angola

Já mais do que uma vez me pediram para falar sobre as actividades do Grupo CUF em África. Pois bem, como resposta a esses pedidos, hoje vou expôr o que sei e o que consegui investigar até agora sobre o Totta Standard de Angola. Espero que seja do vosso agrado.

Em 1966 o Grupo CUF decide alargar a sua actividade bancária ao Ultramar Português. Relembre-se que na Metrópole era Banco Totta-Aliança parte integrante do Grupo. Para concretizar esse projecto associa-se ao Standard Bank (África do Sul) nascendo assim o Banco Totta Standard de Angola.
O Banco iniciou-se com um capital social de 75 mil contos, evoluindo para um total de 180 mil contos em 1972. Neste ano o Banco possuía 38 sucursais, 14 das quais em Luanda e as restantes 24 espalhadas pelo território em cidades como: Benguela, Carmona, Cela, Henrique de Carvalho, Nova Lisboa etc. Em 1972 os depósitos atingiram o montante de 3.120 milhões de escudos. O activo total passou de 469 mil contos em 1966 para 7.096 mil contos no ano de 1972.



Para se ter uma noção do crédito concedido pelo Banco só no ano de 1972, este ascendeu a mais de 4.567 milhões de escudos. Devido ao seu constante crescimento empregava no inicio dos anos 70 mais de 550 empregados e ocupava um lugar de relevo na economia de Angola.
















Aqui fica uma curiosidade interessante um dos últimos cheques do Banco Totta Standard de Angola, já com o seu ultimo símbolo que apareceu por volta de 1974 ou 1975. Repare-se na curiosidade interessante de em Luanda existir também uma 5ª Avenida, não era só Nova Iorque que tinha uma!



Para finalizar deixo-vos dois deliciosos anúncios do Banco Totta Standard, um de 1972, com a lista das agências, e outro da sua fase final já em 1975, com um belo texto, alias como os anteriores. Falavam de um Futuro melhor, futuro esse adiado..... A atenção, e as interessantes e curiosas mensagens dos seus textos reflectindo sempre para o pensamento humano era uma imagem de marca da publicidade no Grupo CUF.

Fonte Usada: O Grupo CUF, 1973

Nenhum comentário: