segunda-feira, 15 de junho de 2009

O Sabão Clarim



"Com Sabão Clarim Toca a Lavar" o velhinho slogan, deste sabão, que tantas gerações de donas de casa, lavadeiras, e demais usaram para lavar as suas roupas, nesses tempos em que ainda não existiam os detergentes, que posteriormente vieram tirar alguma freguesia a este tipo de sabão. Nunca me tinha deparado com um cinzeiro a publicitar tal marca, comprei-o logo, e cá está ele a figurar na minha colecção, o seu grafismo é fabuloso.

O fabrico de Sabão pela CUF provinha de longa tradição, sendo aliás esse um dos ramos apartir dos quais a empresa começou a laborar na segunda metade do séc. XIX. O Clarim aparece por volta de 1956, precisamente no ano em que a CUF funda a SOVENA - Sociedade Vendedora de Glicerinas, desde aí até aos nossos dias é sem dúvida um caso de sucesso e longevidade de uma marca criada pela CUF que vai resistindo as mudanças do Mundo. Ainda hoje nas prateleiras das supermercados e drogarias, podemos ve-lo já com uma embalagem com um novo grafismo adaptado aos dias de hoje, mas o seu interior pouco mudou.

Como curiosidade aqui vos deixo dois anúncios do Clarim.



1 comentário:

. disse...

Ricardo,
obrigado pela visita no meu blog e pelas palavras.
Quanto ao seu espaço, gostei e auguro bons artigos sobre essa grande marca e empresa, a CUF.
Para mim a CUF é tudo isso e ainda as suas inesquecíveis equipas de futebol, nomeadamente no final dos anos 60 e princípios de 70.
Parabéns e boa continuação.