segunda-feira, 30 de agosto de 2010

A Estatua de Alfredo da Silva em Albarraque

É verdade que há já algum tempo aqui não posto nada, mas já se sabe como é o Agosto, o mês em que o País pára e vai tudo de férias.

Venho hoje junto de vós, mostrar a Estátua de Alfredo da Silva que existe em Albarraque junto da Tabaqueira (empresa fundada em 1927 pelo industrial). Possivelmente desconhecida por alguns, por se pensar que apenas exista a estátua do Barreiro, foi esta inaugurada (tal como a do Barreiro) em 1965 aquando dos 100 Anos de vida da CUF.

A autoria desta estátua é do Mestre Leopoldo de Almeida, conhecido escultor de estatuária que deixou a sua obra um pouco por todo o país, bem como no campo da medalhística.

Juntamente com as fotos da Estátua deixo a noticia que apareceu no Boletim de Informação Interna da CUF de Maio de 1965. Infelizmente como se pode ver nas imagens, nem esta estátua situada no meio de uma rotunda escapa à chamada "arte grafitica" se assim podemos chamar. Enfim é o país que temos....








Noticia publicada na Revista de Informação Interna da CUF

1 comentário:

Fernando Teixeira disse...

Boa tarde. Hoje num café perto da Igreja paroquial S.Criatóvão de Mafamude-Gaia, em conversa por causa do que os nosso politico dizem, prometem e depois nada cumprem, dizia eu em conversa com um senhor que explora um cafe me deu a conhecer algumas façanhas que nos legou o senhor Alfredo da Cunha. Pessoalmente não conhecia, embora pareça impossivel à minha pessoa já com 64 anos, não sabia quem era o industrial Sr. Alfredo da Silva. Tudo isto fruto de ignorância por não lêr ou não consultar um pouco da história dos homens empresários ligados a Portugal e aos homens que nos deixaram o lado bom, a industria e o relacionamento com os seus trabalhadores, embora me ter sido dada escassa informação mas o soficiente para consultar parte da obra no Wikipédia. Não conhecia a obre de um dos nossos talvez, saudoso português que deixou um legado que por certo será recordado por muitos anos. Assim para além dos parabéns que vos deixo, prometo acompanhar um pouco mais de perto, no vosso blogue, a caminhada da pessoa, sr, Alfredo da Silva.
Bem hajam.