sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Equipa do Unidos Futebol Clube


Regressemos agora ao Desporto, numa época em que o Grupo Desportivo da CUF, dava ainda pelo nome de Unidos Futebol Clube! Curiosamente já se pode observar, bordado nas suas camisolas o emblema que foi sempre a imagem de marca do clube. Certamente esta foto será de meados ou finais dos anos 40, pois será por volta dessa época, que o clube chega à 2º posição (1948/49) na Zona C da II Divisão.

A constituição da equipa era a seguinte:

  • Em cima (da esquerda para a direita) Adão, Albino, Curtinhal, Gomes, Armindo e Eduardo Santos
  • Em Baixo (seguindo a mesma ordem) Oswaldo, Serra, Appleton, Tanganho e Palma Soeiro

Na foto mais abaixo podia ainda ler-se a seguinte informação:

"Vencedor de Serie no campeonato nacional de futebol da II Divisão e Apurado para os Quartos de Final"


"(Este «team» não e exactamente o habitual grupo de honra do clube, onde a falta de Carlos Pereira, por exemplo, salta a vista - mas foi a única fotografia que pudemos obter, feita expressamente para este trabalho e mesmo assim com intervenção directa da direcção do Unidos F. C.)"

1 comentário:

João Celorico disse...

Caro Ricardo Ferreira,
esta foto, pôs-me 2 dúvidas e uma certeza. As dúvidas são em relação ao Oswaldo e ao Apletton.
Creio que este Oswaldo, será um que terá ido para o Vitória de Setúbal e a que chamavam "pó de arroz". Se for esse, trabalhava tal como o Serra, como contabilista nos Estaleiros Navais da CUF, em Lisboa, nos anos 50 e 60.
O Apletton, se não me dissessem, eu diria que era o Arsénio. É um sósia perfeito! Ainda por cima o Arsénio também é do Barreiro, trabalhou na CUF, onde depois jogou. A semelhança é extraordinária!
Portanto, a única certeza é o Serra!

Cumprimentos,
João Celorico