terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Votos de um Feliz Natal, e de um Prospero Ano Novo 2011

Aproxima-se mais uma época festiva, como tal, não poderia deixar de desejar a todos os meus leitores e amigos, votos de um Bom Natal e um Próspero Ano Novo, apesar das perspectivas não serem das melhores... É preciso olhar-se em frente, e continuar com determinação rumo ao Futuro.

E nada melhor para acompanhar estes meus votos do que um interessante cartão de Boas Festas da Biblioteca dos Operários e Empregados da Sociedade Geral:



Acompanhado de um pequeno envelope, ainda por escrever:


Esta Biblioteca foi fundada em 1947, fruto de uma ideia dos empregados e operários do Armazém B, interessados em constituir uma associação com fins culturais e educativos. Contudo será só em 1949 que esta associação é provida de Estatutos, de forma a poder integrar oficialmente, o então esquema corporativo, exigido pelo Estado. A sua sede ficava na Rua das Janelas Verdes.

São-nos ainda apresentados interessantes dados do funcionamento desta obra, no "Manual do Pessoal e da Empresa da Sociedade Geral" cuja publicação deve datar de 1967/68, podendo ler-se:

"A biblioteca da colectividade compõe-se actualmente de 3456 livros, abarcando os mais variados temas de literatura pura ou ciência.
Segundo dados colhidos, o seu movimento mensal anda à volta de 180 livros requisitados.
Todos os anos se valoriza o património com a compra de livros , cabendo à Direcção decidir a sua escolha; a esta preside um critério de equilíbrio tendo em conta os níveis intelectuais e as já conhecidas preferencias dos interessados.
A Biblioteca vive, no seu aspecto de receitas, da quotização obrigatória da massa associativa , actualmente de 478 sócios, e dos donativos ou outros rendimentos eventuais, que pelo seu carácter incerto não podem ser considerados no orçamento financeiro."

4 comentários:

O Elo disse...

Um Bom Natal e Feliz Ano Novo tb para si!!!

Um Abraço!

Ricardo Ferreira disse...

Muito obrigado caro amigo.

Faço votos também para que tenha um bom natal e Ano Novo cheio de prosperidade.

Carlos Caria disse...

Boas Festas e um Grande 2011......
Abraço amizade
Carlos Caria

Ricardo Ferreira disse...

Amigo Carlos, muito obrigado

Desejo-lhe também para si e sua família umas boas entradas em 2011 com saúde e prosperidade

Grande abraço de amizade
Ricardo