sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O "Pirata Azul" algumas curiosidades.

Há uns meses atrás publiquei um pequeno post com alguma informação sobre este navio. Pois bem aqui retorno ao tema, depois de me ter chegado ás mãos algumas curiosidades sobre este "ferry". Recorrendo a "Revista de Marinha" nº130 datada de Outubro de 1983, o navio "Pirata Azul" foi construído em 1968 no estaleiro Norderwerft Johann Rathje Keser, situado em Hamburgo, entrando ao serviço em 1969 na empresa "Insel Schnellverkehr" fazendo carreiras rápidas entre Hamburgo e Helgoland no Mar do Norte.

O "Blauer Pirat" (este era o seu nome original) é adquirido em 1972 pela CNN, o seu nome é de imediato aportuguesado para "Pirata Azul". Este navio tinha como objectivo efectuar viagens turísticas no Algarve, o que era uma novidade na Nacional. Não nos podemos esquecer que desde meados dos anos 60 o Grupo CUF apostava fortemente no turismo algarvio, para alem de possuir os Hotéis Alvor Praia e o Penina (um dos mais luxuosos de todo o Algarve) detinha ainda uma grande participação na empresa SOINTAL proprietária dos Casinos do Algarve (Alvor, Vilamoura e Monte Gordo). Esta era pois mais uma aposta do Grupo nesse sector, possuindo desta feita um navio baseado em Portimão que diariamente fazia viagens turísticas ao longo da bela costa algarvia de então. Mas pelos vistos foi uma aposta que não teve bons resultados, pois em 1974 a CNN vendia o navio a uma empresa madeirense que o passou a utilizar na ligação Funchal - Porto Santo.

Para a história do navio aqui vos deixo um Bilhete do "Pirata Azul", bem como uma curiosa publicação em trilingue com um belo design gráfico típico dos anos 70.

 Bilhete do "Pirata Azul"





Folheto Turistico



Nenhum comentário: