sábado, 29 de setembro de 2012

Higrómetro da Tabaqueira

Adquiri hoje mais um interessante achado para minha já vasta colecção sobre o Grupo CUF. Trata-se de um Higrómetro. De certo muitos de vocês estarão agora a questionar-se "mas o quer será um higrómetro!"

Pois bem, um higrómetro é um instrumento que mede a quantidade de humidade atmosférica. O seu princípio de funcionamento pode ser do tipo mecânico, utilizando materiais orgânicos, tais como cabelo humano que se dilata ou contrai com as variações da humidade atmosférica, sendo estas dilatações ou contracções usadas para mover um ponteiro, ou do tipo eléctrico, em que a variação na resistência de uma substância higroscópica é usada como indicação de humidade.

Este é um higrómetro mecânico, impulsionado por corda, é de origem alemã, tendo sido fabricado pela casa Adolf Thies (casa essa que ainda hoje existe, continuando a fabricar instrumentos de medição meteorológica, bem como outro tipo de produtos, que vai deve software GSM, estações meteorológicas automáticas e instrumentos de calibração etc). Encontra-se em perfeito estado de funcionamento, tendo por medidas 27 cm X 24 cm, estaria certamente colocado (assim como muitas outros semelhantes a esta) nos armazéns onde se guardavam as ramas de tabaco, de forma a controlar o seu grau de humidade, garantindo assim a sua qualidade. Refira-se que a CUF tinha dispositivos semelhantes na sua Zona Têxtil de forma a medir as humidades existentes nos recintos onde estavam aprovisionados os diferentes lotes de Sisal.

Como poderão observar dentro do Cilindro onde se encontra o papel que regista diariamente as temperaturas, existe todo um complexo mecanismo de engrenagens, semelhante aos existentes nos relógios



Aspectos do Mecanismo do Cilindro



1 comentário:

Unknown disse...

Olá Ricardo. Este higrómetro também se encontrava junto das máquinas que faziam e embalavam os cigarros afim de controlar a temperatura e humidade ambiente para que o tabaco se mantivesse o mais estável possível - em termos de humidade - para garantir a elaboração de um produto da mais alta qualidade.