sexta-feira, 5 de abril de 2013

Gravata da Lisnave

Já lá vão praticamente três meses em que nada tenho escrito no blogue, mas por vezes a vida profissional é demasiado absorvente consumindo grande parte do nosso tempo. Pois bem, cá estou eu de novo, sempre com o intuito de mostrar novos objectos e de contar histórias da história do Grupo CUF. 

Hoje trago como curiosidade, nada mais nada menos que uma gravata da Lisnave.  De facto há já muito tempo que sabia da sua existência, apenas por fotografia (que aqui reproduzo, na qual se consegue ver razoavelmente essas tais gravatas) Pois bem, quis o destino que após uns anitos me viesse parar às mãos uma gravata da empresa, com mais de 40 anos, que como poderão ver encontra-se em perfeito estado de conservação. Observando a parte de trás podemos ler "100% Terylene, Lavável e não passar a ferro". E já que não estou muito dentro dos assuntos de gravatas, peço a quem souber que me ajude a deslindar a marca da gravata: À esquerda está um símbolo vermelho onde se pode ler ATCA. Segundo a nossa leitora Cristina Almeida (a quem eu muito agradeço as informações) a sigla ATCA refere-se a Alves e Teixeira da Cunha Lda., empresa que se encontrava sedeada na Rua dos Coreeiros. 

José Manuel de Mello, com Rogério Martins (Secretário de Estado da Industria) apresentando-lhe o projecto SETENAVE. Como poderão ver dois altos quadros da Lisnave (sendo que o senhor à direita era o Eng. Perestrello), estão a usar este modelo de gravata.



6 comentários:

João Celorico disse...

Caro Ricardo Ferreira,
Seja bem aparecido!
Quanto a gravatas, o que lhe poderei dizer é que havia uma outra, menos esguia que esta, fundo claro (eu diria uma cor cinza pérola, se é que isto é alguma cor) e os elos em azul ( o azul escuro a que muitos já chamavam azul Lisnave).
Na foto, os referenciados são, à esquerda, o Dr. Costa Leal (Director Financeiro), que chegou a pertencer a um dos Governos Provisórios e à direita, como refere, o Eng. Perestrello. Penso, no entanto, que é de toda a justiça referir, ao centro e muito embora não esteja com a gravata “Lisnave”, o Eng. João Farrajota Rocheta, então um dos administradores da empresa.
Quanto à ATCA, penso que seria uma marca internacional, como a Tobralco. Estavamos na era das fibras, Terylene e outras, produtos da ICI e também de outras empresas de produtos químicos e sintéticos.
Por ora é o que se me oferece dizer.

Cumprimentos,
João Celorico

Anónimo disse...

A marca ATCA quer dizer Alves & Teixeira da Cunha Lda era uma fabrica de gravatas de Lisboa situada na Rua Augusta a qual ja fechou, chegou a ser a maior fabrica de gravatas do pais.

Cristina Almeida disse...

Bom dia ! ATCA era uma empresa que vendia gravatas e que exportava, onde trabalhava a minha mãe. As instalações eram na baixa. Se não me engano na rua Augusta.

Cristina Almeida disse...

Já tenho mais informações: a empresa ATCA era Alves e Teixeira da Cunha e estava sedeado na Rua dos Correeiros.

Ricardo Ferreira disse...

Peço desculpa pela demora a responder às vossa mensagens, muito agradeço a todos a vossa colaboraçao, que tanto enriquece este blog. Irei reformular o texto e adicionar toda a vossa informaçao

Mias uma vez um muito obrigado

Anónimo disse...

Eu trabalhei na Atca (alves & teixeira da cunha,lda) durante 14 anos se precisar de alguma informação pode me contatar...
j.pateiro@hotmail.com