quarta-feira, 17 de abril de 2013

Postal enderaçado ao Chefe da Fábrica de Oleos da CUF

 
À  primeira vista, este aparenta ser um corriqueiro postal com uma das vistas mais tradicionais de Coimbra. Porém, o seu verso encerra a curiosidade de ser dirigido ao Sr. José Luiz Nicola, que à época era Chefe da Fábrica de Óleos da CUF no Barreiro,podendo ler-se o seguinte:
"Coimbra, 27/8/51

Sr. José Luiz

O que eu mais estimo é que este meu postal o vá encontrar de perfeita saúde e em companhia de sua esposa, que eu cá vou indo um pouco atrapalhado. Sr. José receba muitos comprimentos e abraços do seu amigo. Muller foi logo a primeira coisa que ele me perguntou foi pelo Sr. José Luiz e eu disse que estava bem e também perguntou pelo Leitão Gomes. Sr. José dou (ou dê) recomendações ao pessoal todo do escritório e também ao Alberto. Sem mais receba recomendações de seu amigo"

Só tenho pena de não se saber quem o escreveu, pelos vistos preferiu ficar no anonimato.  Mas a História é assim mesmo. Facto inegável é que teria sido também ele um trabalhador da empresa.


2 comentários:

João Celorico disse...

Caro Ricardo Ferreira

acerca das "chapas de identificação da LISNAVE", elaborei um texto que tentei enviar-lhe para um seu endereço que por aqui apareceu em tempos. Mau grado isso o mail não conseguiu ser enviado. Não será informação de extraordinária importância mas, se a pretender, é só indicar-me o endereço email para onde o poderei reenviar.

Quanto a este "post", permito-me referir que, talvez, onde diz "Mulher", penso que será "Muller". Será algum alemão que nessa época havia por aí muitos na nossa indústria, fugidos da guerra! Parece fazer sentido!

Cumprimentos,
João Celorico

Ricardo Ferreira disse...

Caro amigo João

Muito lhe agradeço esse documento, tudo para mim que contenha informação e me possa ajudar nunca é demais e eu recebo com todo o prazer.

O meu email actualmente é: ricardo.estoril@gmail.com

Estou sempre disponível, e terei todo o gosto e trocar consigo mails.

Quanto ao postal tem toda a razão! So agora com olhos de vêr me apercebi que certamente será Muller, e não mulher, que de facto não fazia sentido! Vou alterar isso

Obrigado pelso seus sempre deliciosos post aqui.

Ricardo