segunda-feira, 24 de junho de 2013

Folha Publicitária da Tuberite


A Tuberite, era um produto fabricado pela empresa Plant Protection, sendo no nosso pais representada pela CUF. Introduzido em Portugal no incio dos anos 50, este pecticida tinha por função evitar o grelamento das batatas durante o seu periodo de armazenamento, podendo-se afirmar que tal produto actuava como um conservante. A Tuberite era vendida em pacotes de 300 g, caixas de 1 quilo, e sacos de 50 quilos.

Segundo os Manuais agrcolas da época a sua composição era a seguinte: Isopropil-fenil-carbamato

"Uma só aplicação permite conservar os tuberculos em boas condições durante vários meses. Não convem aplicar a Tuberite antes de terem decorrido 4 semanas após o arranque das batatas, podendo esperar-se que os primeiros grelos começem a «apontar». Não aplicar Tuberite às batatas destinadas a plantação.

Doses: Nos casos normais 1,2 quilos de Tuberite por tonelada de batata armazenada. "*

Este folheto, impresso num genero de papel biblia data de Julho de 1952, tendo sido editados 25 mil exemplares pelo Centro de Propaganda e Publicidade da CUF.

*cf. "Simposium Agro-Pecuário de 1961" pag. 111

2 comentários:

Anônimo disse...

parabéns ricardo.
grande alegria ver este blog em plena laboração há mais de 5 anos(?)

continua

Sofia

Anônimo disse...

Boa Tarde,
O meu nome é Mariana, e estou neste momento a realizar a minha tese de mestrado em Arquitectura sobre o território da CUF no Barreiro, gostava de perguntar se sabe onde posso encontrar um mapa legendado com a estrutura e morfologia espacial deste território onde estão localizadas as fábricas, os equipamentos colectivos e sociais, etc...

Se possível pode contactar-me por email porque certamente estou interessada em colocar-lhe mais questões.

marianabrandao900@hotmail.com

Obrigada desde já.
Cumprimentos,
Mariana