segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

Postal da Sotinco





Em post anterior já aqui referi a história da Sociedade de Tintas de Construção, vulgarmente conhecida por Sotinco e que pelos vistos continua para durar. É para mim gratificante ver qualquer marca nacional seja em que área for atingir longevidade e aceitação por parte do publico, quer nacional quer estrangeiro.

Desta vez publico um curioso postal publicitário de inícios dos anos 70, época na qual os arredores da cidade de Lisboa crescem de forma exponencial devido à pressão populacional exercida pela cidade. Da necessidade premente de novas habitações, nascem verdadeiras cidades de betão, como foi o caso da Reboleira na Amadora, criada pela firma J. Pimenta. Alfragide (note-se que no postal o topónimo aparece ainda escrito como Alferragide) foi outro dos lugares inundado pela construção civil com as torres de habitação tanto ao gosto da época como a que se vê no postal. 

Achei curioso o nome de "Alferragide" e não hesitei em procurar uma justificação para tal. Assim fiquei a saber que é um topónimo de origem árabe, que estaria ligado a forragem, sendo esta noutras eras uma área agrícola. As pessoas de mais idade referiam-se ao local como "Alfarragide" bem como  "Alferragide" que com a evolução dos tempos se transformou em Alfragide.

Nenhum comentário: