terça-feira, 5 de dezembro de 2017

Garrafa de Azeite CUF Alferrarede Extra

Eis um achado que tem uma história caricata. Há cerca de dois anos atrás, tive o prazer de me encontrar com esta garrafa de azeite numa feira de velharias. Ao início, nem queria acreditar no que estava a ver. Pensava eu com os meus botões: "Uma garrafa de azeite, e ainda por cima cheia, ali á minha espera? Nah não pode ser!" Até que o vendedor me disse: "atenção ela está cheia, mas não de azeite! Isso é perfume!". E foi nesse instante que percebi porque é que um objecto tão perecível como uma garrafa de azeite com os seus 60/50 anos não tinha ido parar ao lixo.



Pormenor do Rótulo

Há muitas decadas atrás antes de aparecerem as modernas perfumarias e lojas especializadas em cosmética, existiam as drogarias de bairro que vendiam uma parafernália incrível de coisas, entre as quais perfumes para todos os gostos e feitios. Em miúdo ainda me lembro de ver frascos enormes com os nomes dos perfumes aos balcões das drogarias, as pessoas indicavam qual a marca e a porção  que desejavam e era só levar para casa e encher nos frasquinhos. Quem quer que fosse a pessoa, certamente comprou à época este litro de perfume "a vulso" dessa forma, e praticamente não o gastou.

Porém a história não acaba por aqui. Quando comprei esta garrafa, vinha tapada com uma rolha de cortiça para que o perfume não se evaporasse. Perfeccionista como sou, sabia que tinha de encontrar (se conseguisse) uma tampa original por forma a completar esta rara peça. Após uma espera de dois anos, lá descobri uma pessoa que tinha precisamente uma tampa de rosca que completava a peça e no Sábado passado fui de propósito ao Montijo busca-la, sendo o resultado final este que aqui vos apresento.

Pormenor da Tampa com o simbolo da CUF


Outro pormenor evidenciando a rosca

A datação desta garrafa não é tarefa fácil, contudo parece-me ser anterior ao modelo que consta no espólio fotográfico de Horacio de Novais pertença da Fundação Calouste Gulbenkian que aqui publico. Aparentemente este novo modelo de garrafa terá sido lançado no ano de 1961, pois é desse ano o unico anuncio que encontrei e que faz referencia a esta marca. Atente-se que nesta nova versão a velha rolha de rosca é substituida por uma cápsula e o rotulo passa a deter um fundo a branco.

Foto do Espolio Horacio de Novais - F.C.G.


Anuncio de 1961

Foi também lançado um engraçadissimo porta-chaves publicitário referente a este produto que aqui vos deixo:





1 comentário:

Catarina disse...

Na tua colecção tem de tudo e é cada vez mais bonita. parabéns meu querido amigo :)