segunda-feira, 3 de dezembro de 2018

A inauguração da 5ª da Loja Pão de Açucar

A postagem de hoje é feita com um grande valor sentimental, já que ao fazê-la é como um regresso à minha infancia. Mais à frente irão perceber o porquê de tal afirmação.

Há precisamente 47 anos, em plena época natalicia era inaugurada a 5º loja da cadeia de Super e Hipermercados Pão de Açucar.  Ficava localizada no numero 25 da Rua Conde de Sabugosa, por forma a servir a parte sul do populoso Bairro de Alvalade. Detendo uma area comercial de 800 metros quadrados nela se podia (e pode ainda hoje) comprar um pouco de tudo: Artigos alimentares, artigos para automoveis, artigos para casa etc. 



De forma a promover esta nova Loja o Pão de Acuçar efectuou uma campanha promocional que ia até ao dia 29 de Dezembro de 1971 conforme se pode observar aqui:



São de facto inumeras as promoçoes, uma autentica parafernália de produtos desde vinhos, wiskys, Mel, Detergentes, Doces, farois para automovel, brinquedos, fraldas, camisolas de senhora, etc. Os mais curiosos quanto a mim é o guarda-chuva automatico, e a parte da roupa. Talvez por serem coisas que na actual loja detida pela marca Pingo Doce já não serem comercializadas. 

Nas férias escolares da minha infancia, sempre passadas em Lisboa, não havia dia que não fosse lá com os meus avós. À entrada, do lado esquerdo, havia uma tabacaria onde o meu aô comprava o seu tabaco e o jornal desportivo. Do lado contrario ficava um largo balcão em madeira onde estava uma funcionária que guardava os sacos ou outros haveres que as pessoas traziam da rua, a quem eram dadas umas fichas com um número correspondente para no final se ir levantar os pertences. Lembro-me que em cada caixa registadora havia um globo branco com o seu respectivo número indentificador. E depois havia os carrinhos de compras (que logo me voluntariava para guiar!) ainda em ferro, todos cromados, os guiadores eram laranjas com o símbolo do Pão de Açucar. Sabe tão bem fechar por momentos os olhos e recordar por momentos pessoas, lugares, e situações que ficaram guardadas para sempre nas nossas memórias. Como em outras situações desta vida, mal sabia eu que anos mais tarde, já adulto, iria voltar a cruzar-me com todas essas vivências e memórias, tudo isso graças ao Grupo CUF. 

Estado actual da entrada da Loja

Como já havia referido atrás, actualmente esta loja continua a existir, fazendo parte da marca Pingo Doce e creio que há pouco tempo terá levado grandes obras de modernização. 

Sem comentários: