quarta-feira, 16 de julho de 2008

SG - Navio Alfredo da Silva

No ano de 1949 a Sociedade Geral lança á agua o maior navio construído em Portugal, sendo também uma justa homenagem ao fundador da empresa, Alfredo da Silva. Do Estaleiro Naval da CUF na Rocha Conde de Óbidos, o navio deslizou até ao Tejo onde abraçou pela primeira vez as águas. Este era um navio misto, de carga e passageiros (Alojamentos para 20 em primeira classe e 68 em classe turística, no total de 88 passageiros), detinha cerca de 103 metros de comprimento e quase 14 de boca. Detinha 3.349 Toneladas de Porte Bruto, motores a diesel de origem sueca Polar Atlas, a sua velocidade máxima situava-se nos 13,5 nós. Este Navio integrou a frota da SG ate 1972, durante o ano de 1973 é ainda integrado na frota da CNN sendo abatido ao efectivo nesse mesmo ano.







Outras Fotos:


Pintura Original (Casco Preto)


Pintura Posterior



Planta do Navio








3 comentários:

Anónimo disse...

Se bem que tenha andado no "Manuel Alfredo", (na altura comandado pelo comandante A.Soares, - e näo consiga localizar algo relativo a este navio, neste fórum, gostaria me informassem onde, e como, o poderei obter.

C.Martins

P.S.; Podem utilizar o meu endereço electrónico;
caparica@sympatico.ca
sugerindo que no "assunto" escrevam "Manuel Alfredo" para melhor identificaçäo de sua proveniência,

Ricardo Matta disse...

queria informar que encontrei tapes antigas com gravações da tripulação do navio "Alfredo da Silva", registadas na cabana do santo da serra na Madeira que terei todo o prazer de partilhar a quem estiver interessado... (facebook: Ricardo Valadares Matta)

Ricardo Matta disse...

https://www.youtube.com/watch?v=XKnHZXZ8TR4&list=PLz69on-KlRiEjw7SiugMc7TJLMHIbzIr7&ab_channel=RicardoMatta
geneticmemories@gmail.com