quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Medalha dos X anos da SOPONATA



Esta bela medalha foi lançada em 1957, aquando da celebração dos 10 anos de actividade da SOPONATA (Sociedade Portuguesa de Navios-Tanques). Empresa esta que existiu até ha poucos anos, e que ao longo de décadas abasteceu o país do petróleo necessário para o seu mercado nacional. Fruto da parceria de armadores privados com o Estado, surgiu num tempo e numa óptica de uma auto-suficiência do pais em matérias-primas.

A medalha é da autoria do conhecido escultor António Lino que neste época fez inúmeros trabalhos na área da medalhística. Infelizmente a informaçao sobre o autor é escassa:

António Lino (n. Guimarães, 1914) formado no Porto, veio a ser professor em Lisboa na ESBAL (Escola Superior de Belas Artes de Lisboa) e na Escola António Arroio. Foi em 1943, um dos fundadores do Grupo dos Independentes, no Porto. Cultivou ao longo da sua carreira o gosto pela aguarela, a gravura, o mosaico, o óleo, a tapeçaria e o vitral.

Fonte: Enciclopédia do Diario de Noticias (Volume 2 - I a Z) 1997

1 comentário:

reimar disse...

Caro amigo Ricardo Ferreira,

Apesar do atraso parabéns pelo 1º aniversário do blog. Agradeço as
palavras simpáticas relativamente à descoberta do "navios e navegadores", que continua mar fora a blogar em águas tranquilas.
Por falta de alternativa, trago-lhe ao conhecimento ter hoje re-escrito sobre os navios da CUF,agora melhor documentado. A exemplo dos rebocadores (ainda falta um ou outro), espero brevemente postar na totalidade (ou quase) a frota da SG.

Um grande abraço,
Reimar