sábado, 24 de janeiro de 2009

A C.I.P. - Companhia Industrial Portuguesa

Tendo larga tradição no fabrico de ácido sulfúrico, fertilizantes, (data de 1920 o seu inicio na produção de superfosfatos) e estuques para a construção civil, é em meados de década de 50 que esta empresa passa a fazer parte da esfera do Grupo CUF. As suas fábricas estavam situadas na Póvoa de Santa Iria perto de Vila Franca de Xira. Em finais dos anos 60 os lucros anuais da C.I.P. rondavam os 80 mil contos em vendas e nessa época a CUF detinha 84% de participação accionista da empresa. Para o fabrico do seu ácido sulfúrico a C.I.P. usava somente pirites provenientes de Aljustrel. No quadro abaixo compara-se o seu consumo anual desta matéria-prima com outras empresas concorrentes (SAPEC, e Amoníaco Português, incluindo-se a CUF como mera curiosidade)


Verifica-se não serem os consumos da C.I.P. expressivos face a todos os outros concorrentes (mesmo excluindo a CUF). Podendo-se concluir, que não possuía grande expressão no mercado nacional do Acido Sulfúrico. Apresento-vos agora um anúncio com um interessante grafismo datado de 1960:



E para terminar este pequeno périplo da história da C.I.P. vou colocar uma interessante e rara peça de louça (Vista Alegre como se poderá observar), que outro dia nas minhas constantes deambulações por feiras e lojas encontrei.







Fontes:

  • "The CUF Group" (CUF - Publicity Dept. ) 1969
  • "Estudo para a Localização de uma Área Concentrada de Indústrias de Base" (Presidencia do Conselho) 1971

Sem comentários: