No passado mês de Dezembro, foi doado ao Arquivo Municipal do Barreiro, um espolio fotográfico da antiga Divisão Metalo-Mecânica da CUF/EQUIMETAL (empresa que a partir de 1 de Janeiro de 1974 passou a gerir as respectivas actividades) doada pelo Sr. Manuel Azambujo. O espólio é composto por 247 fotografias datadas entre 1960 a 1976. Deixo aqui um agradecimento ao Arquivo Municipal do Barreiro, e aos seus funcionários que com a sua amabilidade me deram autorizaçao que colocasse aqui umas fotos desse mesmo espólio.
O tratamento de cinzas de pirite, era efectuado pela CUF desde o longinquo ano de 1926, recuperando dessa forma minérios de ferro conhecidos pela designaçao de "purple-ore" que eram maioritariamente vendidos ás siderurgias estrangeiras para o fabrico de ferro. Contudo e com tecnologia adquada a CUF sabia que poderia recuperar metais não ferrosos como o cobre a partir dessas cinzas (teores na ordem de 0,8 a 1,2%). A partir de 1954 sao instalados tambores Humbolt de precipitação mecância do cobre, sendo estas instalações de tratamento de cinzas (por lixiviação) a primeira e única do genero no país, passando a substituir o anterior processo estáctico (por meio de rigolas).
As soluções concentradas da lavagem das cinzas, eram bombadas para a instalação de precipitação mecânica onde o cobre era precipitado sob a forma de cemento. Esta precipitação era efectuada por intermédio de sucata de ferro. Refira-se que este cemento de cobre era uma das matérias-primas base do Sulfato de Cobre.
Para concluir, refiro apenas, a fabulosa capacidade de trabalho e de autonomia que a CUF detinha. Na sua Divisão de metalo-mecânica, eram fabricados os tambores Humbolt, que juntamente com a divisão de estudos e projectos, estudam e executam o projecto e a montagem do mesmo, permitindo desta forma á Companhia uma enorme redução de custos.
1 comentário:
Merece ser lido e divulgado: Bandeira Nacional.
Abraço.
Enviar um comentário