quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Fotos da Divisão de Metalo-Mecânica da CUF

No passado mês de Dezembro, foi doado ao Arquivo Municipal do Barreiro, um espolio fotográfico da antiga Divisão Metalo-Mecânica da CUF/EQUIMETAL (empresa que a partir de 1 de Janeiro de 1974 passou a gerir as respectivas actividades) doada pelo Sr. Manuel Azambujo. O espólio é composto por 247 fotografias datadas entre 1960 a 1976. Deixo aqui um agradecimento ao Arquivo Municipal do Barreiro, e aos seus funcionários que com a sua amabilidade me deram autorizaçao que colocasse aqui umas fotos desse mesmo espólio.

O tratamento de cinzas de pirite, era efectuado pela CUF desde o longinquo ano de 1926, recuperando dessa forma minérios de ferro conhecidos pela designaçao de "purple-ore" que eram maioritariamente vendidos ás siderurgias estrangeiras para o fabrico de ferro. Contudo e com tecnologia adquada a CUF sabia que poderia recuperar metais não ferrosos como o cobre a partir dessas cinzas (teores na ordem de 0,8 a 1,2%). A partir de 1954 sao instalados tambores Humbolt de precipitação mecância do cobre, sendo estas instalações de tratamento de cinzas (por lixiviação) a primeira e única do genero no país, passando a substituir o anterior processo estáctico (por meio de rigolas).

As soluções concentradas da lavagem das cinzas, eram bombadas para a instalação de precipitação mecânica onde o cobre era precipitado sob a forma de cemento. Esta precipitação era efectuada por intermédio de sucata de ferro. Refira-se que este cemento de cobre era uma das matérias-primas base do Sulfato de Cobre.

Para concluir, refiro apenas, a fabulosa capacidade de trabalho e de autonomia que a CUF detinha. Na sua Divisão de metalo-mecânica, eram fabricados os tambores Humbolt, que juntamente com a divisão de estudos e projectos, estudam e executam o projecto e a montagem do mesmo, permitindo desta forma á Companhia uma enorme redução de custos.


Fabricação de um tambor Humbolt


Instalação de um Tambor nas instalações da Tratamento de Cinzas de Pirite (T.C.P.)


Instalação de um 3º Tambor no T.C.P. em 1962


Fontes:

  • Espolio Fotográfico do Arquivo Municipal do Barreiro
  • "50 Anos da CUF no Barreiro", Direcção das Fábricas do Barreiro, 1958

Um comentário:

Klatuu o embuçado disse...

Merece ser lido e divulgado: Bandeira Nacional.

Abraço.