sábado, 23 de janeiro de 2010

A Doca da Sociedade Geral


Infelizmente ainda não podemos viajar através dos tempos, mas felizmente ficaram as fotografias que são um registo muito importante e que nos permite ainda de que maneira limitada, observar os espaços, locais, e pessoas de outros tempos. Pois aqui estamos nós diante da Doca de Alcântara (também conhecida por Doca do Espanhol) que na época era o centro nevralgico da Sociedade Geral, e onde os seus navios fundeavam quando chegavam a Lisboa.

Esta interessante fotografia a cores aparenta ser no inicio dos anos 60. Podemos ainda observar os antigos guindastes do Porto de Lisboa, que no final da década de 60 seriam substituídos pelos da Mague que ainda hoje, apesar de velhinhos ainda lá se encontram ao serviço.

Na Doca encontra-se o "Rita Maria" que estaria a ser carregado com mercadoria, e junto a eles do lado esquerdo podemos ver um conjunto de batelões na sua grande maioria baptizados com o nome de "Gaivota", e acima deste podemos ver acostado do lado de terra o "Belas", ainda com as cores tradicionais da Sociedade Geral. E para rematar se olharmos com atenção na margem esquerda da fotografia podemos ainda ver a Sede da CUF situada na esquina da Av. Infante Santo com a Av. 24 de Julho.

Sem comentários: