terça-feira, 5 de outubro de 2010

Medalha da Presença da CUF na 22ª Reuniao da IAA

A tendência para a progressiva liberalização do comercio internacional provocou a necessidade de um aperfeiçoamento constante dos processos de fabrico e da qualidade dos produtos. Esta ultima característica afigura-se, fundamental e, ao ser apreciada pelo consumidor é resultante de elementos objectivos e subjectivos em que a apresentação do artigo e a motivação de compra despertada por uma publicidade atractiva (e ate agressiva) e com "slogans" fortes, tudo se resumindo numa frase: Saber vender um produto.

A IAA (International Advertising Association) surgiu em 1938, pelas mãos de Thomas Ashwell editor da Revista Trade Export & Shipper de Nova Iorque. Ciente da necessidade da existência de uma organização, que coordenasse e promovesse a pratica da publicidade a nível internacional, Aswell junto-se com outros doze executivos na área da publicidade, num almoço no dia 8 de Abril desse ano no Harvard Club de Nova Iorque, assim nascendo a IAA.

O seu 22º Congresso Mundial realizou-se em Lisboa de 13 a 19 de Junho de 1971. Infelizmente a informação sobre o tema e muito escassa, sabendo-se que estiveram presentes as maiores empresas e marcas da sua época. O que aqui vos trago é uma interessante e rara medalha da presença do Grupo CUF nesse mesmo congresso. Por esta época a CUF tinha entrado no mundo da Publicidade e fundado a sua própria empresa publicitária a Penta Publicidade (1970), não é por isso estranha a sua presença num evento destes. Medalha de traços simples não deixa de ser bastante curiosa sendo possivelmente das únicas medalhas da empresa feitas na língua inglesa.


2 comentários:

Blogger disse...

A revista Visão História dedicada à implantação da república inclui um interessante artigo sobre Alfredo da Silva

Ricardo Ferreira disse...

Muito obrigo pela informação! Vou compra-la.

cumprimentos

Ricardo Ferreira