quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Exposição "Lisboa e Benfica - 20 Clubes, 20 Histórias"

Cartaz da Exposição

Está quase a terminar a exposição na qual participei não só na qualidade de investigador, como de ter sido o "embaixador" da CUF, pois não havendo ninguem deste clube que foi extinto por volta de 1947, fui eu quem emprestei o pouco espólio que possuo. 

Galhardete e Botoeira do CUF de Lisboa


Independentemente dos gostos clubistas de cada um, esta é uma exposição que para além de focar a história do Benfica, dá também ela um grande ênfase ao futebol lisboeta e a sua história. Uma história bastante rica, quer em termos de agremiações desportivas, "estórias", e velhas rivalidades entre Clubes. Se alguns deles não chegaram até nós, soçobrando por entre as adversidades dos tempos, (casos da CUF, ou do Cruz Negra) outros continuam a testemunhar a sua existência ao serviço do desporto e da cultura (casos do Oriental, CIF, Casa Pia, Belenenses, Atlético). E pelo meio de toda esta riqueza, encontram-se sempre curiosidades, especialmente nos tempos idos onde o futebol era vivido mais de perto pelo público. Foi precisamente esse o propósito desta exposição: dar a conhecer a riqueza do futebol lisboeta nos tempos em que o Campeonato de Lisboa, causava verdadeira sensação, arrastando aos domingos, grandes massas de adeptos aos campos onde se disputavam verdadeiros "derbies" futebolisticos (às vezes tanto no campo, como na bancada).


Ficha do Clube, texto de uma partida de futebol entre a CUF e o Benfica e cartoon de Ricardo Galvão


Ricardo Galvão, cartoonista do jornal A Bola, dá vida a cada uma vinte histórias ali apresentadas, sendo sempre que possivel complementadas com objectos de cada um dos Clubes. Tarefa essa que nem sempre é fácil, pois se há Clubes que tiveram o cuidado em ir guardando e preservando a sua história, de outros não restou praticamente coisa alguma. Digo isto com conhecimento de causa, pois fui um dos elementos responsáveis por contactar com alguns dos clubes em questão. 

Para quem como eu, gosta e aprecia caricatura, vale apena ver com olhos de ver, as excelentes caricaturas de Stuart de Carvalhais, Pargana e João Martins todas elas ligadas ao mundo do Futebol. Uma autêntica delicia! 

Sem comentários: