quarta-feira, 10 de outubro de 2007

C.I.E. – Comissão Interna da Empresa

No universo empresarial da sua época a CUF como se sabe introduziu ao longo dos anos constantes inovações na sua politica laboral. Em 1963 a CUF introduziu a C.I.E. (comissão interna da empresa) que veio á época revolucionar o mundo empresarial de então, com tanto sucesso que esta foi sendo alargada a outras empresas do Grupo (U.F.A., Tabaqueira e Lisnave). Esta pretendia ser um elo de ligação entre os empregados e a Administração, podendo desta forma expor os seus problemas de forma a serem resolvidos em conjunto.

Pegando no texto publicado na revista de informaçao interna “tem como finalidade promover um clima de confiança mútua e boa colaboração entre os componentes da mesma (dirigentes e executantes), de modo que todos trabalhem como uma equipa na consecução do objectivo fundamental da Empresa: a sua prosperidade e o seu progresso, factores indispensáveis para o bem-estar social de todos os que nela trabalhem e contribuição positiva para a economia do País."


Mais á frente pode ler-se:“Tem como objectivo a Administração informar o pessoal da empresa, dos acontecimentos mais importantes da sua vida, dos seus planos de expansão, dos seus problemas e dificuldades, na melhoria das condições de trabalho e da produtividade e dos Trabalhadores comunicar à Administração os seus anseios e pretensões e fazer as suas sugestões.”

Composição da C.I.E.

Esta encontrava-se dividida em vários grupos ou por sectores (ex. Grupo 1 – Engenheiros ou agentes técnicos, Grupo 2 – Empregados de Escritório, Desenhadores, Grupo 3 – Encarregados, operários-chefes, pessoal técnico etc.) Esta divisão por grupos abrangia todos os funcionários da empresa qualificados ou não, com cargos administrativos ou não, todos se encontravam inseridos na C.I.E.

Por grupo eram eleitos 3 indivíduos, o mais votado era designado o delegado desse grupo ou subgrupo. De seguida eram eleitos 3 indivíduos na condição de substitutos a desempenhar o lugar, para o caso de em necessidade da ausência do Delegado, haver uma representação de cada grupo nas C.I.E. Os membros eram eleitos no início de cada ano. Os resultados das C.I.E. eram apresentadas na Revista de Informação Interna da C.U.F. o mesmo se passando na Lisnave, na sua revista interna. Nos outros casos, Tabaqueira e U.F.A não tenho dados sobre onde seriam apresentados ou se haveriam à semelhança das outras duas empresas também revista de informação interna.

Exemplos de temas tratados nas C.I.E.: Assistência Média e Medicamentosa, Dispensa, Acidentes de Trabalho, Acordo Colectivo de Trabalho, Fornecimento de Refeições nos refeitórios CUF, Colónia de Férias, Bairros CUF – Conservação, Cursos de Educação de Adultos, Hospital CUF, Abonos para o Almoço do Pessoal Operário, Horários dos Transportes etc.

Fontes:
- Revista de Informaçao Interna da CUF
- Revista de Informação Interna da Lisnave

1 comentário:

Anónimo disse...

desde a litografia belissima,100% portuguesa assim deveria ser o nosso pais ainda nos tempos de hoje. viva o produto nacional viva!!!!! a cuf