quarta-feira, 21 de outubro de 2009

Património Artistico em empresas do Grupo CUF

O assunto que aqui será abordado, é inédito neste blogue, como se sabe, as empresas para alem dos seus patrimónios em capitais, maquinaria, ou edifícios, também compram ou encomendam obras de arte, procurando dessa forma embelezar os seus escritórios ou salas dos conselhos de administração. Dentro do Grupo CUF deveria ter sido vasta o seu património artístico, porém hoje é escassa a informaçao que existe sobre o tema, bem como do seu espólio. Por isso vou apenas colocar obras que tenho apanhado em publicações, ou noutra documentação.




Comecemos pelos retratos de Alfredo da Silva e D. Manuel de Mello, ambos da autoria de Eduardo Malta mestre do Retrato nasceu na cidade da Covilhã, na freguesia de S.Martinho a 28 de Outubro de 1900. Contava apenas 10 anos de idade quando deu entrada na Escola de Belas Artes do Porto. Repartiu a sua existência também pela ilustração, pela pintura de ficção e ainda por obras literárias. A sua obra mereceu dos criticos os mais rasgados elogios pelo que lhe foram atribuidos divrsos galardões como: Prémio Columbano ,1936, Medalha de ouro da Exposição Internacional de Paris, 1937, Prémio Luciano Freire entre outros. Faleceu em Óbidos a 31 de Maio de 1967. O quadro de Alfredo da Silva está a sua casa-museu no Barreiro, e o de D. Manuel de Mello creio estar na sede da Império.


Este quadro chama-se "Tecelagem" é um Óleo sobre tela da autoria de João Aires, é datado de 1970, e era pertença da Companhia Têxtil do Punguè, situada na Beira, em Moçambique, da qual irei falar em momento oportuno. Sobre o autor: Pintor expressionista e abstracto, nasceu em Lisboa em 1921 e expôs pela primeira vez com obras neo-realistas em Lourenço Marques em 1949 e depois em 1966, tendo evoluido depois para a pintura abstracta.


Esta Tapecaria pertencia a MICROFABRIL - Sociedade Industrial de Bioquímica S.A.R.L. é da autoria do famoso Guilherme Camarinha, cuja a sua obra é bastante conhecida, a suas belas tapecarias, encontram-se em inumeros edificios publicos, como a Biblioteca Nacional ou especialmente em Tribunais.


Este belíssimo quadro que deve ter sido pertença da Sociedade Geral, mostra-nos o navio Manuel Alfredo ancorado nas docas. O titulo do quadro é "Barco à descarga" e a sua autoria é do pintor Silva Lino (1911-1984)

2 comentários:

João Jacinto disse...

Não sei se este será o melhor meio para o fazer mas aqui vai. Sou estudante de Contabilidade e estou a fazer um trabalho histórico sobre as Demosntrações Financeiras do início do século do nosso país, e gostava de obter algumas fotos da CUF, incluindo demonstrações Financeiras dessa época. Se alguém me puder ajudar, basta informação por onde procurar,como por exemplo, um museu onde esteja o arquivo e o espólio da empresa CUF.

Ricardo Ferreira disse...

Caro João obrigado pela sua visita ao meu site. Espero que os seus estudos vão bem. Ora bem precisa de fotografias do inicio do século da CUF certo? Agora explique-me um pouco melhor isso de "Demonstrações Financeiras" quando se lhe refere, refere-se ao empreendedorismo da empresa, anúncios, criação de novas empresas? De qualquer forma sei que o arquivo da empresa se encontra em Alverca do Ribatejo, e para o consultar terá de pedir autorização a empresa.