sexta-feira, 6 de julho de 2007

Razões de ser deste Blog, e sua breve Introdução

Sejam bem-vindos todos aqueles que se interessam por história, por indústria, ou apenas meros curiosos, pois aqui todos serão sempre bem recebidos. Pretendo com este meu blogue, preencher uma lacuna que só agora a História está a tentar agora preencher com o lançamento de alguns estudos sobre indústria assim como, biografias de industriais.

Contudo há ainda um longo caminho a percorrer, e eu na minha humildade, espero também poder contribuir com o pouco que sei e que estudo, especialmente no campo da CUF. Falar da CUF, é falar da História deste país, e do seu entrelaçar em grandes projectos industriais da sua época: Lisnave, Setenave, Projecto da refinaria do complexo de Sines, entre outros que muito contribuíram para o crescimento industrial de Portugal. O seu dinamismo, modernidade, política social, crescimento e diversificação num grupo que constou ter mais de 150 empresas, que fabricava mais de 1000 produtos diferentes, é sem dúvida assinalável e impressionante, se olharmos para o panorama industrial do nosso país á época. Esta é também uma forma de lhe prestar a minha homenagem àquela que foi a maior empresa portuguesa do séc. XX.

Se por algum motivo colocar alguma informação que esteja menos correcta, agradecia aos leitores que me avisassem, pois so assim é possivel melhorar e enriquecer este blogue.

6 comentários:

Eme Saúde disse...

Parabéns pela criação do blog.
Desde logo o tema me diz que vai tornar este espaço em algo original.
Espero voltar cá mais vezes, para ver se as "obras" vão a bom ritmo!
http://cadeiradopoder.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Tem muito interesse e é muito importante continuar este trabalho. Parabéns.

Anónimo disse...

Excelente conteúdos e fotografias, ainda bem que há mais gente a interessar da história patrimonial do Barreiro, pois muita gente não sabe o que era a CUF, porquê que deixou de desistir, mas há respostas para tudo, continue com grande trabalho. deixo aqui o meu link sobre transportes colectivos do Barreiro.

http://www.transportes-smtcb.fotopic.net


Ass: Marco Valente

Raquel Sabino Pereira disse...

MUITOS PARABÉNS!!

Anónimo disse...

Parabens,está muito interessante.
Curiosamente um tema muito pouco explorado, a industria em Portugal, onde tanto ainda está por descobrir e explorar.
Como posso entrar em contacto convosco?
RB

Ricardo Ferreira disse...

Caro RB muito obrigado pelo seu comentario. Estou sempre disponivel para falar com pessoas que se interessam por este tema. O meu mail é RJF1981@portugalmail.pt envie-me um mail. terei todo o gosto em responder:)

os melhores cumprimentos

Ricardo Ferreira