sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Bandeira da Sociedade Geral

Esta foi a bandeira que de 1919 a 1972 ondulou, nos mastros dos navios da Sociedade Geral. De linhas sóbrias, ao que pude apurar, foi desenhada sob a supervisão do próprio Alfredo da Silva. Esta bandeira para além de representar a Companhia, representava também Portugal, e o poderio e em parte a autarcia marítima que o país teve. Na década de 70 novas politicas e novos rumos, levaram a que o Pais descurasse esse sector e o votasse ao esquecimento e a uma morte lenta. Pode ser que um dia as coisas mudem. Ao colocar aqui esta bandeira, presto uma sincera e humilde homenagem à Sociedade Geral, às gerações de pessoas que nela trabalharam, e também uma homenagem a todos aqueles que trabalharam na Marinha Mercante em geral.

4 comentários:

Carlos Caria disse...

Caro Ricardo Ferreira,
Nos anos 70 também andei pelos balcões da S G na baixa Lisboeta era ainda um miudo. Lembro-me bem deste simbolo, bem domo da CCN e da CNN, entre outros armadores nacionais.Como curiosidade tenho um emblema de ralie da SG, que lhe vou enviar por e-mail, bem como um emblema de para choques de automóvel da Império, que também eram usados na grelha dos radiadores sem o suporte espacial.
Estas peças são pessoais e não estão à venda pois fazem parte do meu espólio de Badges de radiador de automóveis.
Um abraço e bom trabalho na divulgação do património deste grande grupo industrial.
Carlos Caria

Carlos Caria disse...

Caro Carlos Ferreira,
Para além da Badge da Império com suporte especial, também tenho se quiser os emblemas da Sagres e da Unniversal (seguros), que fizeram parte do grupo CUF. É só dizer o eu envio para sí os mesmos com todo o gosto.
Carlos Caria

Ricardo Ferreira disse...

Caro Carlos
Espero que esteja a gostar deste meu blogue. Agradeço muito o interesse manifestado. Gostaria que me enviasse os emblemas da Sagres e da Universal pois nunca os vi. Atep orque gostaria de encontrar para mim.

os melhores cumprimentos
Ricardo Ferreira

p.s - envie para o seguinte email: RJF1981@portugalmail.pt

Unknown disse...

Meus Caros,

Visto o interesse pelas Chapas de seguros e como um dos autores do livro: Heraldica das Seguradoras - chapas, não posso deixar de vos dar nota de tal existência. Retratámos nesse livro emblemas/chapas das Seguradoras Portuguesas e das estrangeiras que exerceram actividade em Portugal, tudo ao nivel da fotografia e breve alusão histórica. A todos os interessados pelo tema, prossigam na descoberta de tal tema. Para mais informações sobre o livro visitem o site www.stas.pt