segunda-feira, 23 de julho de 2007

Livro de Itinerários da S.G., 1º Semestre de 1970



Recentemente adquiri esta publicação dos itinerários da S.G., que achei bastante interessante, espero que todos os interessados pelo ramo da marinha mercante gostem deste post.

Logo na primeira página podemos observar toda a frota da S.G. (composta por 26 navios e 2 rebocadores de alto mar). Nas páginas seguintes encontravam-se as carreiras que a S.G. efectuava.

Verificamos que a carreira Cabo Verde e Guiné era efectuada pelos navios, “Alfredo da Silva” e “Rita Maria”.

Na carreira de Angola, encontramos os navios de carga “Arraiolos”, “Cunene”, “Bragança” e “Cabinda”, em serviço de passageiros encontrava-se o paquete “Amélia de Mello”, com saída no Porto de Lisboa, passava em Leixões, S. Vicente, Cabinda, Luanda, Lobito, Moçamedes rumando de novo a Lisboa.

Passando agora a carreira França – Inglaterra – Angola, os navios: “Belas”, “Ambrizete” e o “Borba” faziam escala nos seguintes portos: Dunquerque, Londres, Liverpool, Leixões, Lisboa, Luanda e Lobito.

Nas carreiras do Norte da Europa – Angola, que partiam de Hamburgo, passando por Bremen, Roterdão, Antuérpia, Lisboa, seguindo depois para os portos angolanos, encontravam-se ao serviço 5 navios: “Almeirim”, “Bragança”, “Alenquer”, “Alcobaça” e o “Arraiolos”.

A carreira Norte da Europa – Portugal era servida pelo “António Carlos” com escalas em Leixões, Bremen, e Hamburgo.

A carreira Portugal – Inglaterra – Portugal era efectuada por navios fretados a outras companhias, o “Wi – To – Lion” e o “Westerems”.

Para finalizar este artigo refira-se que a Sociedade Geral tinha uma rede agentes por toda a Europa, e Africa Portuguesa. Em Angola, a representação era maioritariamente exercida por outra empresa do Grupo C.U.F. – a COMFABRIL, Companhia Fabril e Comercial do Ultramar, enquanto que na Guiné era a famosa Empresa António Silva Gouveia.

9 comentários:

Anónimo disse...

Quer saudades. O meu pai era o Comandante Manuel Moço e estava no Alcobaça.
Galeota

Anónimo disse...

Os "meus" navios: António Carlos; Bragança; Belas; Moçamedes; Cassinga; Angola; Moçambique; Quelimane e Niassa.Saudades.
Com os cumprimentos,
JSilva

Anónimo disse...

e no Cassinga em 09-08-74.
Cumprimentos,
JSilva

Ricardo Ferreira disse...

Caro JSilva

Obrigado por ter vindo ate ao meu blog, desculpe a indiscriçao, o senhor foi comanante destes navios da SG?

respeitosamente

Ricardo Ferreira

Anónimo disse...

Não senhor. Fui oficial de máquinas da Marinha mercante.Ainda tirei o curso na Escola Náutica localizada na rua do Arsenal.
Os navios pertenciam à CNN.
JSilva

Baril disse...

Também andei no Cassinga e curiosamente com o Comandante Manuel Moço.Muito provàvelmente também com o JSilva.Andei ainda no Rita Maria e no Cabo Verde.
MR

Anónimo disse...

Saudades da SG e CNN lembro-me de ter ido a bordo do Almeirim, Alequer, Antonio Carlos, Arraiolos,Quelimane, Beira, Nacala,Cabo Bojador , Cabo Verde recordo com saudade o Cmdt Manuel Moço a bordo do Monchique ...

Anónimo disse...

Eu comecei na SG, no saudoso Cabinda, depois São Tomé e Sofala, com breve passagem no Frigoártico e no Príncipe Perfeito. João Peralta

Anónimo disse...

Foi a bordo do n/m "Arraiolos" que tive o privilégio de conhecer João António Varela Gomes. Que saudades meu querido.



Galeota