domingo, 31 de agosto de 2008

Rebocadores da SG engalanados no Tejo



Era o dia 6 de Agosto de 1966, dia festivo, era inaugurada com pompa e circunstância a Ponte Sobre o Tejo (á época Ponte Salazar). Á cerimónia assistiram milhares de pessoas, que em cortejo com os seus automóveis quiseram ser os primeiros a passar para a outra margem, após uma longa demora de trânsito caótico. A Sociedade Geral, juntou-se a estas comemorações e engalanou alguns dos seus rebocadores, na foto podemos ver em primeiro plano o Rebocador Soure e mais atrás temos um rebocador de construção mais antiga o Estoril do qual infelizmente apenas se consegue visionar a chaminé e várias pessoas que iam dentro do barco. Infelizmente são raras as fotografias a cores de navios da SG, têm sem dúvida outra cor e alegria.

2 comentários:

Rui Amaro disse...

As minhas sinceras felicitações pelo excelente trabalho, que nos tem dado a conhecer sobre o Grupo CUF, que foi um dos importantes empórios a nível mundial sob as mãos de Alfredo da Silva e continuado por Manuel de Melo. Pena foi ter-se finalizado!
O rebocador em dúvida é o ESTORIL, que conheci muito bem nas suas vindas ao Norte, assim como o SOURE, particularmente ao rio Douro, conduzindo fragatas de outros armadores, pois reconheço o tubo da sirene, por vante da chaminé, o espaço desde a casa da máquina até à popa é mais longo, além dos suportes da ponte que são três (pouco visíveis na foto), quando no SÃO CRISTÓVÃO o referido espaço era mais curto e apenas tinha dois suportes.
No meu blogue NAVIOS Á VISTA tenho continuado a postar trabalhos sobre navios e salvadegos da SG e na página Inglesa SHIPS NOSTALGIA – RUI AMARO, tenho estado a postar fotos de quase toda a frota da SG, incluindo o salvadego CINTRA (2), do qual estou a preparar um trabalho sobre a sua história para o NAVIOS Á VISTA. A única foto que não possuo para postagem é a do pequeno LISBOA, que vinha aqui ao Douro e era mais identificado como LISBOAINHA e o COSTEIRO SEGUNDO era alcunhado por BOLAS.
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro

Ricardo Ferreira disse...

Caro Rui muito obrigado pela sua mensagem. Fico contente por gostar do meu blogue, e muito agradeço as suas explicações, e de imediato irei rectificar o presente texto. Estive a dar uma espreitadela no seu blogue e achei-o fabuloso, obrigado em partilhar connosco todas estas historias de navegação. Passa a fazer parte dos links deste blogue.

Ricardo Ferreira