sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Nota Oficiosa da Administração deste Blogue

Certamente que quem, frequenta este blogue, já verificou que a partir desta semana foram colocados nas suas fotografias, um "símbolo" identificando-as como pertencente a este mesmo blogue. A razão pela qual fui obrigado a fazê-lo é simples, o Livro "Alfredo da Silva, a CUF e o Barreiro" da Editora Binomics, quem tiver comprado ou folheado essa obra verificará, que grande parte das ilustrações foram precisamente retiradas deste blogue (aliás seria muita coincidência que os meus anúncios tivessem as mesmas marcas e manchas, dos que estão expostos no meu site! ou que a chapa de Seguros da Império tivesse também ela sido tirada na minha mesa!). Penso eu que não custaria nada terem entrado em contacto com a minha pessoa e pedir a devida licença para usarem as minhas fotografias que aliás teria a maior honra, assim é que não pode ser, até porque creio já não nos encontrar-mos no PREC onde tudo era do Povo. Infelizmente nos dias de hoje pessoas sem escrúpulos são capazes de fazer tudo, até de se valerem de blogues e sites (ou de outras publicações) para terem o seu lugar ao sol. Dessa forma também eu faria inúmeras obras, que até ficariam razoavelmente baratas! Daqui para a frente e para que não se repitam tristezas semelhantes todas as fotos têm o símbolo deste blog.

Quanto ao livro em questão, não apresenta grandes novidades sobre o estudo do tema, e para além do mais tem alguns erros, um que para mim têm a sua gravidade, em especial o seguinte:

  • É nos apresentado num dos anúncios a Cerveja Gama, ora a CUF nunca teve no sector cervejeiro, e o anuncio não é pertencente à CUF mas sim à Companhia União Fabril Portuense, sob a qual veio a ser constituída mais tarde a empresa UNICER.

Depois ao longo do livro deparamo-nos com outros erros:

  • O verdadeiro nome do Engenheiro que concebeu e idealizou as fábricas do Barreiro, não era "Albert" mais sim Auguste Lucien Stinville.

  • A Ipoetex nunca existou, mas sim a IPETEX - Sociedade de Indústrias Pesadas Têxteis

  • A SONADEL (Sociedade Nacional de Detergentes) é referida como sendo uma empresa da CUF em Moçambique, o que está errado, as suas fábricas estavam situadas no Sobralinho e em Alhandra, criadores da famosa marca Sonasol que gerações de donas de casa usaram, e sob o qual irei fazer um post neste blogue. Aliás a SONADEL foi uma das primeiras marcas nacionais a produzir detergentes, e a abastecer o mercado interno com os seus produtos, através de marcas como o já referido Sonasol, ou o Det e Juá


O Administrador do Blogue

Ricardo Ferreira


2 comentários:

Fernando Sobral disse...

Caro Ricardo, li com atenção o seu post. Muito obrigado. Creia que foi apenas por lapso que a referência ao seu excelente site não saiu (como a dos outros consultados) por lapso de que lhe pedimos desculpa. De qualquer forma espero que continue o seu óptimo trabalho. E que o edite em papel. Cumprimentos. FS

Anónimo disse...

boa tarde,
gostaria de saber se tem imagens de epoca e informações sobre a fabrica CICOMO en Nacala.
Obrigado e parabens pelo magnifico Blog que aqui apresenta
Miguel Machado
jmvmachadoo@msn.com